Curso de Charles Mopsik - A a Situaçao de Israel em relaçao as outras Nacoes do mundo.

CURSO de CHARLES MOPSIK ESTUDO
 de um TEXTO ZOHARIQUE Zohar III páginas 221 -
A a Situação de Israel em relação às outras Nações do mundo: O texto que vamos estudar relata uma conversação entre um sábio das Nações, e R. Elieze, relativa a Eleição do Israel, e o seu a relatório à Deus. O Sábio das Nações contesta o conceito de eleição. R.Abba dito: Recordo-me de uma palavra que entendi da santa chama. Tinha-o entendido em nome de R.Eliazar. um dia veio de apresentar-se na frente de ele um sábio não judaico, diz-lhe: "vieillard, vieillard, três perguntas quero proferir na frente de você." Primeira pergunta: Vocês ditos (os Israelitas) que para vocês será construído outro templo, ora deve ser construído apenas duas vezes, uma primeira casa, uma segunda casa. Quanto à uma terceira casa, não tenha pergunta no Tora. E por conseguinte foi construído já tem sido, e lá não terá mais que dois.
Duas casas de Israel, a escrita, as épocas... é escrito em Idoso: "mais grande será a segunda casa que a estreia". De vocês ditos mais, a casa é chamada "último", por conseguinte lá não terá terceiro. De vocês ditos mais que é parentes do Rei Muito Elevado, mais que outros todos os povos. Ora, o que está próximo do Rei está incessantemente feliz, sem desgraça, sem temor, sem tristeza, sem angústia, não obstante está na aflição, a angústia e a aflição, mais que todos os fios do mundo. Enquanto nós, não se aproxima nem desgraça, nem aflição por conseguinte é estão próximos do Rei em Parte superior, e é-nos vocês que são distante de ele. É por isso que vocês chega da desgraça, deuil, a angústia, e a aflição, o que não existe para nós.
 Mais não come nem despojo, nem bêtes rasgados, a fim de ser sãos, em boa saúde, e de modo que o vosso corpo esteja boa saúde. Nós, os No.judeus, comemos de qualquer que queremos, e são fortes, com saúde, e todos os nossos órgãos estão bom estado, são ao seu lugar, em estado de degrau. Enquanto vocês que não comem do charogne, etc.... são todos os, affublés de más doenças, maldosos mais. São na ruptura, a depressão, cansados, mais quebrados que outros todos os povos. É um povo mais deia do vosso Deus, à qualquer ponto de vista. Vieillard, vieillard mim não responde, não me diz nada, porque receberia nada de você, aceitaria nada de você, quero nada. R. Eliazar levantou os olhos, olhou-o oposto, e transformou-o muitos ossements, de areia... Comentário: No espírito do sábio das Nações, não se tratava de verdadeiras perguntas a fazerem ao Rabbi, não queria ter um diálogo, mas insultar Rabbi Eliazar.
 R.Eliazar é conhecido para ser um homem que tem poderes. Sequência do texto: Logo que a sua cólera for calmada, voltou a cabeça e chorou, e diz: - Senhor o nosso Deus que o teu nome resplendisse sobre toda a Terra. Quanto é a grande potência do Nome Santo, potente sobre toda a Terra, e quanto é amado as palavras do Tora, porque não é uma pequena palavra que não se encontra no Tora. E não é mais menor palavra que aparece no Tora que não saiu da boca do Santo Abençoado seja ele. Estas coisas que pediu este scélérat, tinha-o pedido um dia à Elie. (Elie é um archange para o Zohar). Comentário sobre Elie: Elie veio do céu e reparti. Elie aparece aos homens à diferentes ocasiões, chega que Mestres dirigem-se à Elie para interrogar-lhe respostas à perguntas aos quais não podem responder.
 Elie é um profeta angélica, deve preceder o Massiah. Elie é uma figura intermédia entre um profeta e um anjo, na época do Talmud não tem mais profetas, mas aquilo não quer dizer que a profecia desapareceu, graças à figura de Elie, algo do profetismo manteve-se. Elie aparece frequentemente sob forma de cavaleiro árabe ou uma prostituta no Talmud. Sequência do texto: Diz (Elie) que com efeito na escola do Céu estas perguntas foram organizadas na frente do Santo Abençoado seja ele. E eis que é: Quando os Israelitas saíram do Egipto, o Santo Abençoado seja ele quis fazer deles sobre Terra como anjos santos em Parte superior, quis construir-lhes uma santa casa, e fazê-lo descer do interior céus.
Quis por conseguinte eles plantar para o Israel, um estabelecimento santo semelhante à imagem do Templo em Parte superior. Como é dito por o que fabricaste você Senhor e não outro, o Templo do Senhor, as teus mãos fundaram-o, ambos deviam ser a obra do Santo Abençoado ou seja ele, mas a partir do momento em que puseram-o em cólera, umas gerações morreu no deserto, e entraram em Canaan. O Templo foi construído pela mão do homem (enquanto que teria estar por Deus), e é por esta razão que o Templo não subsistiu, porque foi construído mãos de homem. Salomon sabia que não se manteria porque tinha sido construído de mãos de homem, se Deus não constrói, é impotentemente que os seus pedreiros, os seus construtores trabalharam. Por conseguinte, não houve nele solidez. Na época De Esdras, péché reinava, era activo, têm de ele de construir eles, e não houve estabilidade, de solidez. E até agora, ainda não tem havido construção de Deus neste mundo. Nota: o Templo construído de mão de homem é inútil, com efeito, nós espera o primeiro Templo construído da "mão de Deus".
O Senhor constrói Jerusalém, ele e não outro, e é esta construção lá que esperamos, e não uma construção de homem que está sem solidez. O primeiro Templo e o segundo Templo, o Santo Abençoado seja ele far-o-á descer juntos, a primeira casa de maneira invisível, o segundo Templo revelado. Este Templo que deve ser visível, revelado, é chamado segunda casa, porque não se revelará ao mundo inteiro, como sendo a obra do Santo Abençoado é. O primeiro Templo que é escondido situar-se-á acima o que se revelou, e o mundo inteiro verá nuvoes gloire tournoyant em redor do Templo invisível.
 E nestas nuvoes, será o primeiro Templo, obra dissimulé que ascenderá até à altura gloire do Céu. Até agora, mesmo a cidade de Jerusalém não será a obra do homem, porque é escrito: e estarei por ela, palavra e oráculo do Senhor, um muro de fogo muito ao redor. Se pela cidade de Jerusalém, for escrito aquilo, é o seu alojamento mesmo, esta acção lá, ele teria sido necessário que tenha coloca ao início, quando os Israelitas saíram do Egipto. E aquilo foi adiado aquando rédemption seguinte.
O VALOR CONSAGRADO ATRIBUÍDO NO LIVRO ANTIGO DOS SEGREDOS:
A respeito de este livro antigo, que contem os germes dos segredos, o Zohar diz que o Santo, abençoado seja ele, fê-lo chegar à Adam através do anjo Raziel, "anjo das regiões consagradas e chefe dos mistérios supremos". Neste livro era gravado o santo mistério da "Sabedoria" (Hocmâ). O nome consagrado de setenta e duas cartas era explicado lá à ajuda dos seis cem setenta mistérios qi' ele contem. "no meio do livro era gravado o mistério" da Sabedoria eterna ", à ajuda do qual descobre-se as quinze cem chaves que não são confiadas ao nenhum ser celestial." Este mistério continuou a ser escondido aos todos os ser celestiais, até ao dia em que este livro chegou entre as mãos de Adam.
Além disso, este livro mythique, que revelou, de acordo com o Zohar, à Adam e à Enoch toda a sabedoria do mundo consagrado em parte superior e os todos os acontecimentos que chegarão no mundo "até ao dia em que uma nuvem ascenderá ao ocidente, que mergulhará o mundo nas trevas", foi escondido num buraco de balanço arranjado muito basicamente da caverna. E é precisamente ao seu assunto que R.Siméon ben Yohaï declarou que foi aplicável obter o favor celestial de modo que os homens profanes, incapazes apreciar o elevado valor da doutrina ésotérique. Porque confundiriam esta com outras ciências, fazendo-o passar do seu domínio superior a um domínio estrangeiro. Mas, como agora, há apenas os sábios do mundo que possuem os grandes segredos, que escondem com cuidado no entender vulgaire, o seu saber deve limitar-se a servir com ardor o seu "Mestre". De resto estes segredos são inacessíveis aos espíritos fracos. Sabe-se o que chegou à Ben Zoma e Ben Azaï, que estêve, de acordo com os termos do Zohar "lesados pela casca". Assim como na sequência de uma reunião solene, os seus colegas, R.Yossé fios de R.Jacob, R.Hizquia e R.Yessa morreram. Mostra que certos mistérios revelados expressamente Moïse sobre o monte Sinaï, não devem ser revelados à qualquer um.


09/02/2007
0 Poster un commentaire

A découvrir aussi


Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 347 autres membres